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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Panorama atual da EaD

Autora: *Amanda Tolomelli Brescia

A oferta dos cursos a distância tem se desenvolvido em inúmeros países. O desenvolvimento tecnológico é um dos fatores que possibilita tal ampliação e abre oportunidades de escolarização tanto em localidades de difícil acesso à educação superior, quanto em países que são referências devido ao alto padrão de qualidade do ensino ministrado nos mesmos. Simplificando, a Educação a Distância hoje é um fenômeno global.

Temos diversos tipos de instituições, desde aquelas que tem tradição no ensino presencial e que agora estão ampliando suas fronteiras, até universidades totalmente virtuais, que não possuem campus, mas que disponibilizam cursos reconhecidos pela sociedade por sua qualidade e amplitude de oferta.

Outra realidade que não pode ser esquecida são as universidades corporativas ou apenas cursos corporativos que as empresas tem desenvolvido (internamente ou a partir de terceiros) para garantir a educação continuada de seus funcionários ou mesmo realizar pequenas capacitações internas.

Para termos uma pequena noção da amplitude que a Educação a Distância tem adquirido nos últimos anos, o crescimento em número de alunos matriculados foi de cerca de 285%, passando de 300 mil alunos em 2004 para 856 mil em 2009.

Quando falamos da Ead no Brasil, podemos citar alguns projetos que hoje são referências da Educação a Distância e que promovem cursos de diversos níveis, mas todos com qualidade indiscutível, sendo alguns exemplos:

Cederj (http://www.cederj.edu.br/): Este consórcio foi criado em 2000 e tem por objetivo principal a democratização do ensino superior público, gratuito e de qualidade do estado de Rio de Janeiro (porém, isto não significa que nós, de outros estados, não possamos estudar pelo consórcio). Este consórcio foi feito entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e seis universidades públicas (UERJ, UENF, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ. O consórcio disponibiliza cursos e programas de licenciaturas, em Pedagogia, Ciências Biológicas, Administração, entre outras, todas credenciadas pelo MEC.

UniRede (http://www.unirede.br/): Consórcio criado em dezembro de 1999, com a nomenclatura de Universidade Virtual Pública do Brasil, reunindo mais de 70 universidades federais, estaduais e municipais de todo o país. Inicialmente tinha por objetivo o mesmo que o Cederj, a democratização do ensino. Hoje a UniRede atua em programas de capacitação em diversos níveis (pós-graduação, graduação, extensão e educação continuada), atendendo à capacitações de professores do ensino fundamental e médio.

Projeto Veredas (http://www.fae.ufmg.br/veredas/): Por iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, este projeto surgiu também em 2000 e buscava a formação superior de professores para atuar no ensino fundamental, cumprindo assim a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em parceria da Secretaria de Educação com Instituições de Ensino Superior públicas, comunitárias e privadas este projeto contou com um número de matrículas inicial superior ao esperado, chegando a 14.196 cursistas apenas em Minas Gerais, sendo que posteriormente este programa foi exportado para outros Estados.

UAB (http://www.uab.mec.gov.br/): Este é um exemplo de grande valia, pois possivelmente é o maior consórcio de instituições públicas do Brasil que está ativo e atuante hoje em dia. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada em 2005 e hoje conta com 88 instituições (entre elas universidades federais, universidades estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Até julho de 2009 haviam sido instalados 557 polos de apoio presencial aos cursos oferecidos, somando cerca de 187.154 vagas. Tendo como previsão a criação de mais 200 polos, com 127.633 vagas para 2010, a UAB é considerada um grande passo para a Educação a Distância em nosso país.

Tratando de Universidades Abertas, temos também exemplos na Índia, Turquia, Indonésia e China, onde o sistema é diferente do Brasil, sendo que todos os alunos são aceitos nos programas de especializações, porém é utilizado o sistema de “funil ao contrário”, exigindo muita dedicação e com isto dificultando que os alunos completem seus estudos.

Fazendo um panorama geral da Educação a Distância no mundo, reconhecemos os seguintes aspectos:

Nos Estados Unidos cerca de 66% das instituições de ensino superior possuem algum curso em EaD, estimando 4 milhões de alunos.

Na França os ensinos fundamental e médio são os mais procurados na modalidade, cerca de 105 mil estudantes por ano. Por ter um ensino muito barato (convertendo, chegando a cerca de R$440 para a graduação e R$902 para o doutorado) a oferta de cursos à distância fechou uma lacuna que existia e hoje se pode dizer que na França, só não estuda quem não quer.

Na Espanha com a crise que atingiu a União Européia e todo o mundo a partir de 2008, a taxa de desemprego poderá alcançar 20% da população até 2011. Com isto, o investimento na educação em geral, mas especialmente na Educação a Distância está bastante acentuado. Sem trabalho, o estudo que chega aos domicílios espanhóis parece uma excelente chance de esperar a passagem da tempestade econômica.

Para finalizar, não podia deixar de falar um pouco sobre a nossa realidade, que já conta com 2,6 milhões de matrículas na modalidade, nos 1.752 cursos oferecidos em diversos níveis, passando por áreas como Administração, Pedagogia, RH e Gestão, Computação e Tecnologias.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007), Especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá pelo projeto UAB (2009) e atualmente cursando especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2010). É autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência como Orientadora Pedagógica de EaD. Atua também como tutora a distância no curso de especialização lato sensu em Produção de Material Didático para a Diversidade pela Universidade Federal de Lavras, em parceria com a UAB e co-responsável pela coordenação pedagógica do E-tec do CEFET-MG. É aluna regular do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Para entender um pouco mais o panorama atual da Eucação a Distância, assista o vídeo produzido pelo Jornal Nacional (Rede Globo).

3 comentários:

  1. É a cada dia que passa a educação a distância vem crescendo para o bem dos alunos que buscam uma capacitação.

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  2. EaD é um processo irreversível que a cada dia tem mais adeptos e esta muito solidificado no Brasil.

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