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terça-feira, 26 de julho de 2011

Educação a Distância: as diferentes mídias

Extraído e adaptado de: Design Instrucional: Reflexões e práticas sobre o curso “as potencialidades da internet para o Ensino presencial”. Autor: Ramon Orlando de Souza Flauzino.

Educação a Distância: as diferentes mídias

Analisando a história da educação a distância, percebe-se o uso de diversas mídias e tecnologias que contribuíram na construção do conhecimento. Todas as mídias e tecnologias (televisão, rádio, material impresso e mais recente, a web) foram importantes na expansão dessa modalidade de ensino. A presença física como requisito básico para ensino e aprendizagem tem cedido espaço a aprendizagem a distância.

Os primeiros cursos a distância eram iniciativas isoladas de Instituições que possuíam uma visão avançada da educação e das potencialidades do homem para aprender e constituir-se um ser social e ativo na sociedade. Conforme Freire (2009) o respeito a autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. Nesse sentido a educação deve contribuir na formação do sujeito e no desenvolvimento de sua autonomia, atuando como facilitadora no ingresso do homem na sociedade como um ser ativo, crítico e consciente.

O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que “ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que exige o cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência (FREIRE, 2009,p. 59). A postura ética é fundamental nas relações e mediações que ocorrem nos cursos a distância, pois contribuirá na formação crítica do sujeito e proporcionará melhor aprendizado. A educação a distância foi implementado com o uso de diversas metodologias e potencializado pelo uso das tecnologias mais modernas da época. As metodologias utilizadas compõem o histórico do ensino a distância.

- Ensino por correspondência:

Esta modalidade de estudo é também chamada de estudo em casa e estudo independente introduziu o ensino a distância. Há registros de experiências que datam do fim do século XX nos Estados Unidos, Pensilvânia, Grã-Bretanha e em diversos países da Europa. O motivo principal para os primeiros educadores por correspondência era a visão de usar a tecnologia para chegar até aqueles que de outro modo não poderiam se beneficiar dela. Naquele tempo, isso incluía mulheres e, talvez por esta razão, elas desempenharam um papel importante na história da educação a distância. Uma líder notável foi Anna Eliot Ticknor, que já em 1873 criou uma das primeiras escolas deestudo em casa, a Society to Encorage Estudies at Home (MOORE, 2007, p. 27). O ensino por correspondência, portanto, foi motivado pela necessidade de tornar o distanciamento geográfico um fator não primordial para que houvesse construção do conhecimento.

- Ensino transmitido pelo Rádio e Televisão:

No século XX com o surgimento do rádio e da televisão os educadores vislumbraram nestas tecnologias um meio possível para ampliar e aprimorar o ensino a distância. Em pouco tempo já eram divulgados os primeiros Telecursos cujo foco de atuação era a Educação Básica e o Ensino Superior. As aulas transmitidas pela televisão eram complementadas por guias de estudo impressos e livros didáticos que direcionavam os alunos para os conteúdos estudados. Neste momento percebe-se que o uso de diversas mídias é benéfico para a educação e assegura maior aprendizagem, na medida em que possibilita ao aluno escolher os recursos que lhe proporcionarão maior aprendizado (MOORE, 2007).

- Ensino pela tecnologia da comunicação:

No fim do século XX e principalmente no século XXI tem-se o uso do computador e da Internet no ensino a distância. No principio os equipamentos eram um tanto quanto rudimentares, hoje possuem mais alta tecnologia e têm se tornado, cada dia, mais acessíveis à população. Com a web o ensino a distância ganhou dinamicidade e aprimoramento das intervenções pedagógicas existentes. As atividades assíncronas foram complementadas com atividades síncronas como chats e entrevistas, enriquecendo a construção do conhecimento.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
MOORE, Michael. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

Para entender um pouco mais sobre a Educação a distância: as diferentes mídias, assista o vídeo produzido pelo Jornal Nacional (Rede Globo).

Um comentário:

  1. Laura Santos - São Paulo 04 de fevereiro de 2015.
    Adorei o vídeo e acredito que todos os envolvidos saem ganhando, agora em se tratando do nosso sistema capitalista a empresa que faz tal investimento, querendo ou não ele vai também ter que investir no profissional que agora é detentor do conhecimento se quiser manter o conhecimento dentro da empresa.

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