Este é um espaço para discussão e informação sobre educação em suas diversas modalidades.

sábado, 30 de julho de 2011

O papel do docente na EaD

Autora: Amanda Tolomelli Brescia

Neste artigo iremos tratar um pouco sobre qual é o papel que o educador deve assumir frente a Educação a Distância. Como agir? O que ele precisa conhecer para continuar atualizado? Como motivar o aluno a persistir mesmo com todos os afazeres diários?

Existem diferentes fatores que tornam o ensino ministrado através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem diferente do que acontece dentro de sala de aula. A diferença básica é que na Educação a Distância o professor não consegue visualizar a linguagem corporal de seus alunos e não consegue saber como eles estão reagindo a um determinado texto, matéria ou comentário feito pelo professor.

Um fator que pode dificultar o trabalho do professor é que toda a mediação pedagógica é realizada com o auxílio de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Os melhores professores da EaD são aqueles que tem empatia com a utilização de tais ferramentas e com as personalidades e diferentes maneiras de aprender de seus alunos. Existem designers de cursos que acreditam que o material didático do curso não deva ser apresentado aos alunos sob diferentes óticas, mas sim o professor deve explorá-lo, detalhá-lo de diferentes maneiras.

Uma questão que ainda é bastante pertinente refletirmos é se todos os professores que atuam em sala de aula de maneira eficaz e eficiente podem também ser bons professores da EaD e a resposta é “depende”. Depende de sua maneira de lidar com as tecnologias de informação e comunicação, depende da maneira como ele enxerga os alunos, não como uma tábula rasa ou como um “cofre” que precisa ter o conhecimento depositado ou escrito nele para que ele o tenha. É preciso mudar a visão que temos de nossos alunos, deixando de enxergá-los como pessoas que não tem nada a contribuir e passando a considerá-los homens e mulheres, em sua maioria adultos, que sabem o que querem e que escolheram esta modalidade de educação por algum motivo e não por falta de motivo.

O professor tutor (como é designado o professor na Educação a Distância) tem alguns papéis que o professor de sala de aula normalmente não tem, ou esqueceu-se de desenvolver, sendo:

- Elaborar o conteúdo do curso (materiais, atividades não avaliativas, atividades avaliativas, etc);

- Supervisionar e ser o moderador nas discussões que acontecerem dentro de um fórum de discussões;

- Dar nota e feedback positivo e negativo do desenvolvimento do aluno, de maneira individualizada e personalizada;

- Manter a organização e o registro das entregas de atividades e participações dos alunos;

- Ajudar os alunos a organizarem seu tempo e a gerenciarem seus estudos;

- Motivar os alunos a permanecerem no curso inicialmente escolhido;

- Defender os interesses dos alunos junto à coordenação do curso, auxiliando-os em questões administrativas, técnicas ou e aconselhamento;

- Avaliar os alunos de maneira processual e holística.

Estas são apenas algumas ações que enumerei para que vocês começassem a compreender a dimensão do trabalho do trabalho do professor tutor.

Facilitar a interação entre os alunos e o tutor, entre eles próprios, entre eles e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o Material Didático e com toda a comunidade acadêmica também é papel do tutor.

O papel do tutor não é um papel fácil, que qualquer profissional pode desempenhar, mas sim um papel trabalhoso, que requer cuidados e atenções, possivelmente maiores, que as de um professor da modalidade presencial.

É importante ressaltar que a EaD se constitui como uma modalidade educacional que requer do aluno muita disciplina, organização, uma dose de autodidatismo, além de maturidade. O tutor deve estar atento e acompanhar as reações, habilidades e dificuldades de cada aluno, fazer intervenções e dar orientações, na medida certa.
 
* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007), Especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá pelo projeto UAB (2009) e atualmente cursando especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2010). É autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência como Orientadora Pedagógica de EaD. Atua também como tutora a distância no curso de especialização lato sensu em Produção de Material Didático para a Diversidade pela Universidade Federal de Lavras, em parceria com a UAB e co-responsável pela coordenação pedagógica do E-tec do CEFET-MG. É aluna regular do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Um comentário:

  1. O PAPEL DO TUTOR É TRAZER O ALUNO PARA O AVA, MOSTRANDO A MELHOR ADEQUAÇÃO PARA QUE ELE, SE TORNE AUTO DISCIPLINADO, COBRANDO QUANTO FOR O CASO E ELOGIANDO, PARA QUE O PROCESSO NÃO SEJA CANSATIVO, MOSTRANDO SUA CAPACIDADE DIDÁTICA!

    ResponderExcluir