Este é um espaço para discussão e informação sobre educação em suas diversas modalidades.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Atribuições do tutor na Educação a distância

Uma das principais atribuições do tutor na Educação a distância é acompanhar o aluno a distancia, bem como orientá-los em seus estudos e ajudar no seu processo de aprendizagem. Isso se dá a partir da criação de vínculos de proximidade, sem abandono do profissionalismo, de maneira a quebrar as barreiras das distâncias, incentivando-os, encorajando-os e construindo vínculos afetivos.

De que maneira podemos visualizar e compreender melhor esses vínculos afetivos? O fórum é um autêntico espaço em que esses vínculos são criados. Ao abrir um fórum, o tutor se apresenta e dá as boas vindas aos alunos e, durante todo o tempo de uso do fórum, o tutor deve acompanhar as discussões instigando os alunos a colaborarem com as idéias dos colegas de maneira a concordarem ou não, sempre no sentido de construir vínculos de ensino e aprendizagem.

Ao termino de cada fórum é indicado que o tutor faça um apanhado das principais ideias elencadas durante toda a interação/discussão ocorrida no mesmo, de maneira a construir uma síntese para os alunos, como se fosse uma síntese da semana de estudo sobre um assunto discutido.

Essa metodologia contribui para que o aluno compreenda que a sua participação no fórum estará a todo o momento sendo avaliada e, com isso, as suas postagens podem se configurar em produções cada vez mais ricas e estimulantes.

O modelo de feedback contínuo das atividades, de maneira a orientar a execução do exercício, antes, durante e depois de seu desenvolvimento tem mostrado, em minha experiência, que o tutor e, por conseguinte, o curso no qual ele está envolvido, ganham em eficiência e eficácia, pois garante a comunicação contínua entre alunos e agentes educativos – criando aproximações na Educação a Distância.

Busca-se, com estas ações, o comprometimento do aluno com a formação dos agentes envolvidos nesta modalidade de educação, ou seja, um aluno autônomo, na perspectiva apresentada por Freire (1997), na qual a autonomia é a capacidade e a liberdade do aprendiz de construir e reconstruir o que lhe é ensinado.

Essas ações são significativas, uma vez que o aluno do curso a distancia traz para o ambiente virtual, práticas adquiridas de sua experiência em cursos presenciais, em que o professor em sala de aula orienta e define os seus métodos de aprendizagem e também garante mediações cotidianas face a face.

Diferente do ensino presencial, em que encontramos situações nas quais, a presença física do aluno se sobrepõe à presença intelectual (quando valoriza-se mais o estar na sala de aula do que a participação na mesma, por exemplo), na Educação a Distância um dos principais desafios é a necessidade de participação intensiva do aluno a todo o momento no curso. Ou seja, sua presença é detectada através de sua ação intelectual contínua dentro do curso. Na EaD há uma cobrança muito mais intensa por participação e aprendizagem dos temas e conceitos trabalhados, mostrados através dos registros no AVA.

Dessa forma, o aluno acostumado com a educação presencial descobre, na prática, que a EaD exige um nível de organização e disciplina muito maior do que aquela específica dos espaços presenciais.

Conforme dissemos anteriormente, em um curso virtual o aluno precisa ser autônomo, criar o seu próprio método de aprendizagem, desenvolver técnicas de estudos que o ajudem a estudar sozinho, apesar de não se sentir solitário. Isso ocorre devido ao fato do curso a distância ter as mesmas exigências que um curso presencial, com um elemento singular: não há a presença física do aluno e do professor. Dessa forma, torna-se necessário ao aluno definir quando e quanto tempo irá dedicar à leitura dos seus textos e desenvolvimento das suas atividades sejam as propostas no material de estudo sejam as solicitadas no AVA.

Para contribuir com a organização dos estudos do aluno a distancia, uma sugestão para o tutor é o trabalho com agenda de atividades, no qual ele define seus horários de atendimentos ao aluno.
 
Ao trabalhar com agenda o tutor demonstra planejamento. Um tutor organizado pode contribuir de forma mais efetiva para organização de sua turma. Os alunos desenvolvem mais interesse no seu curso a distancia, se sabe que podem confiar no seu tutor e se aquilo que ele solicita ao aluno é algo que ele mesmo já desenvolveu. Apesar da flexibilidade da EaD, é necessário que o tutor tenha tempos específicos de dedicação (estudos e orientação) e que o aluno saiba destes tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário