Este é um espaço para discussão e informação sobre educação em suas diversas modalidades.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pesquisa aponta importância das novas tecnologias na educação

pesquisa realizada entre maio e julho de 2010 buscou apresentar uma radiografia sobre o relacionamento da comunidade escolar com as novas tecnologias. A pesquisa, intitulada Interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação na Comunidade Escolar (ITICs), abrangeu um universo de mais de 32 mil pessoas, entre diretores, professores e alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Os resultados revelam que mais de 70% dos entrevistados consideram que, quando há uso de tecnologias em sala de aula, o aluno se interessa mais em aprender. Além disso, 65% dos participantes concordam que a tecnologia aplicada à educação vai mudar não apenas o papel da escola num futuro próximo, como também o papel do professor em relação aos alunos.

Outro dado apontado pela ITICs é que 80% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode contribuir muito com o processo de aprendizagem e, portanto, consideram-na necessária para um bom desenvolvimento da educação. A pesquisa aponta para uma realidade em que a comunidade escolar não apenas vem aceitando melhor as novas tecnologias, mas também considera que seu papel é cada vez mais significativo na qualificação da educação.

A pesquisa ITICs foi realizada pelo instituto Oi Futuro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Ibope Inteligência e o Instituto Paulo Montenegro.

Extraído de: http://www.fundacaobunge.org.br/novidades/novidade.php?id=7861&/pesquisa_aponta_importancia_das_novas_tecnologias_na_educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário