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sexta-feira, 10 de junho de 2011

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL- QUESTÕES PARA ESTUDO

QUESTÃO 01
Um dos avanços da Lei 9394, de Diretrizes da Educação Nacional, é:
a) a criação dos cursos profissionalizantes;
b) a incorporação da Educação Infantil à Educação Básica;
c) a extinção da obrigatoriedade da Educação Física;
d) a obrigatoriedade do ensino dos 7 aos 14 anos;
e) a criação das áreas de concentração.

QUESTÃO 02
O Governo Federal enviou para o Congresso projeto de lei que estabelece cotas nas universidades para grupos étnicos e sociais historicamente desfavorecidos. Esta ação estaria de acordo com a seguinte tendência em educação:
a) inclusão social;
b) justiça educacional;
c) distribuição escolar;
d) igualdade educacional;
e) homogeneidade educacional.

QUESTÃO 03
A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:
a) Os recursos didáticos como elementos desnecessários para a realização da prática pedagógica.
b) A metodologia como meio de promover a interação, a problematização e a intervenção.
c) O professor como único transmissor do conhecimento e condutor do processo ensino-aprendizagem.
d) Avaliação como instrumento classificatório, voltada para a verificação da apreensão de conteúdos.
e) Estudante como sujeito passivo, que interage e recebe conhecimento.

QUESTÃO 04
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) preconiza a valorização dos profissionais da educação. O texto da lei determina a valorização do profissional da educação, assegurando-lhe, inclusive nos termos dos estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público alguns direitos (Art.67). Entre os direitos previstos na lei, não se destaca:
a)Transferência de unidade de trabalho, levando em conta a necessidade pessoal e das unidades de ensino.
b) Piso salarial profissional.
c)Ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.
d) Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação e na avaliação do desempenho.
e)Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim.

QUESTÃO 05
A atual LBD disciplina a educação escolar que se desenvolve predominantemente através da educação formal, devendo, entretanto, vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, conceitos estes colocados em evidência através dos princípios da:
(A) Coexistência de instituições públicas e privadas.
(B) Gestão democrática do ensino.
(C) Valorização da experiência extra-escolar e vinculação entre educação escolar, trabalho e as práticas sociais.
(D) Respeito á liberdade e apreço à tolerância.

QUESTÃO 06
O artigo 36 da Lei 9.394, estabelece que o currículo do ensino médio observará o que está
disposto no capítulo II, Seção I e terá entre outras, como destaque as seguintes diretrizes:
(A) A educação técnica básica, onde o currículo receberá uma base nacional diversificada, exigida pelas características regionais.
(B) A educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício de cidadania.
(C) Uma preparação geral facultativa e a obrigatoriedade em uma habilitação profissional, que deverão ser desenvolvidas exclusivamente em empresas especializadas em educação profissional.
(D) Uma formação técnica obrigatória.

QUESTÃO 07
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) permite ampla flexibilidade na condução dos assuntos escolares. Nesse sentido, em seu artigo 24, inciso V, estipula que a verificação do rendimento escolar observará entre outros o seguinte critério:
(A) Realizada em qualquer série, independentemente de qualquer avaliação realizada pela escola;
(B) Realização de avaliação através da progressão regular, sendo, entretanto, proibida a progressão parcial.
(C) Realização da avaliação em qualquer série, dependendo sempre de escolarização anterior;
(D) Realização de avaliação feita pela escola, independentemente de escolarização anterior.

QUESTÃO 08
A Gestão-Democrática, concebida em seu sentido lato, pode ser entendida como espaço de participação, descentralização do poder e, portanto, como exercício de cidadania. A partir desta perspectiva, a atual LDB, em seu art. 14, incisos I e II, faz referência aos Sistemas de Ensino, assim como à normatização da Gestão Democrática e condiciona suas especificidades à garantia de dois instrumentos principais:
(A) Instituição do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e da elaboração de planos de gestão democrática nas instituições públicas.
(B) Instituição do Fórum Nacional de Educação e da participação de representantes de setores organizados da Sociedade Civil.
(C) A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(D) Instituição do Conselho Nacional de Educação e gratuidade do ensino público em todos os níveis.

QUESTÃO 09
Os recursos do Fundo a que se refere à Lei 9.424/96 serão aplicados:
(A) na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público e na valorização de seu magistério;
(B) na manutenção e garantia de operações internas e externas contraídas pelos governos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios para financiamento de programas em qualquer nível ligados à educação;
(C) na manutenção e valorização do ensino fundamental e médio;
(D) na manutenção e desenvolvimento do ensino médio e na valorização de seu magistério.

QUESTÃO 10
A competência para fixar o valor mínimo anual por aluno, ao qual se refere a Lei 9.424/96, a
exceção do que estabelece o § 4º do artigo 6º será fixado por:
(A) ato do secretário de Educação de cada Estado
(B) ato do ministro da Educação

(C) ato do governador de cada Estado
(D) ato do Presidente da República

QUESTÃO 11
Se comparada às Leis anteriores, a atual LDB, inovou com um Princípio bastante significativo, possibilitando com isso a matrícula do educando na série adequada, respeitando a regulamentação do respectivo sistema de ensino. Estamos nos referindo a:
(A) Princípio da liberdade;
(B) Princípio da Valorização da Experiência extra-escolar;
(C) Princípio da gratuidade;
(D) Princípio da coexistência de Instituições públicas e privadas.

QUESTÃO 12
De acordo com a Lei N0 9394/96 a educação nacional tem como finalidade:
(A) O desenvolvimento pleno do educando propiciando-lhe condições para o exercício da sua autonomia.
(B) O pleno desenvolvimento do educando, sua formação científica e cultural e qualificá-lo para o exercício da sua cidadania.
(C) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(D) O desenvolvimento integral do educando, buscando sua preparação para o exercício do trabalho e qualificação para sua independência financeira.

QUESTÃO 13
O acompanhamento, e o controle social, sobre a repartição, a transferência e a aplicação dos
recursos do Fundo a que se refere à Lei 9.424/96 serão exercidos:
(A) Por Conselhos, instituídos em cada esfera de governo;
(B) Pelo Tribunal de Contas da União;
(C) Pelo Poder executivo Municipal;
(D) Pelo Conselho Nacional de Educação.

QUESTÃO 14
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, no Art. 21, encontram-se estabelecidos os níveis escolares no Brasil. Esses níveis são:
(A) I – Ensino médio. II – Ensino superior. III – Educação a distância. IV – Educação profissional.
(B) I – Ensino fundamental. II – Ensino médio. III – Ensino superior. IV – Ensino de pós-graduação.
(C) I – Educação de Jovens e Adultos. II – Ensino fundamental e médio. III – Ensino superior. IV – Educação Profissional.
(D) I – Educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. II – Ensino superior.

QUESTÃO 15
Sobre as disposições gerais da Educação Básica apresentadas na LDB N° 9.394/96, Art. 22 a 28, assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) A finalidade da educação básica é a formação profissional e o desenvolvimento integral da criança e adolescente de 6 a 14 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) A educação básica deverá promover, em todas as etapas, o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
( ) A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
( ) A carga horária mínima anual na educação básica, na etapa do ensino fundamental e médio será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.
(A) F – V – F – V– V.
(B) V – F – F – V – V.
(C) V – F – V – F– V.
(D) V – V – V – F– V.

QUESTÃO 16
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96 estabelece que o ensino fundamental é obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública e inicia-se aos 6 (seis) anos de idade. Terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
(A) I - Uma sólida formação profissional; II – Preparo para o exercício da cidadania; III – Desenvolver a capacidade de aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver junto.
(B) I - Desenvolvimento da capacidade de prender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
(C) A compreensão dos fundamentos científico tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
(D) I - Preparar a criança e o adolescente para o mercado de trabalho de forma eficiente;
II – Desenvolver as habilidades e competências; III – formar profissionais competentes que contribuam para o desenvolvimento sustentável da economia.

QUESTÃO 17
A LDB N° 9.394/96 no Art. 87 declara que a chamada Década da Educação foi instituída após a publicação dessa referida Lei. Coube à União, no prazo de um ano, a partir da publicação da LDB, encaminhar ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Sobre essa Declaração, é correto afirmar que os objetivos da educação para todos são:
(A) Proporcionar uma erradicação do analfabetismo e desenvolver as políticas educacionais visando à igualdade entre os povos.
(B) Desenvolver políticas educacionais que promovam a equidade, descentralização da educação e programas de renda mínima.
(C) Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem; Expandir o enfoque; Universalizar o acesso à educação e promover a equidade; Concentrar a atenção na aprendizagem; Ampliar os meios de alcance da educação básica; Propiciar um ambiente adequado de aprendizagem; e, Fortalecer as alianças entre as autoridades responsáveis, famílias e setor privado.
(D) Expansão da educação básica; Investimento no Ensino Superior; Acesso, melhoria e qualidade na Educação Infantil; Tornar o Ensino Fundamental obrigatório; Promover a solidariedade internacional no âmbito na Organização das Nações Unidas (ONU).

QUESTÃO 18
A Lei N°10.639/03 altera a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
( ) O ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira deve ser ministrado como disciplina facultativa.
( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira são considerados transdisciplinares.
( ) O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos
negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História
Brasileiras.
( ) O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."
Assinale a alternativa que representa a sequência correta, de cima para baixo.
(A) V – V – V – V – V – V
(B) F – F – V – V – V – F
(C) V – F – F – F – V – V
(D) V – F – F – V – V – V

QUESTÃO 19
“O Ensino Fundamental de 9 (nove) anos é um movimento mundial e, mesmo na América do Sul, são vários os países que o adotam, fato que chega até a colocar jovens brasileiros em uma situação delicada, uma vez que, para continuar seus estudos nesses países, é colocada a eles a contingência de compensar a defasagem constatada” (BRASIL. MEC. SEB, 2004, p.14). De acordo com a política de ampliação do ensino fundamental para nove anos e com a Lei N° 11.274 pode-se considerar que
(A) a educação infantil passou a ser extinta gradualmente até que todas as crianças, a partir de 3 (três) anos, ingressem nas instalações do ensino fundamental.
(B) não é obrigatória a matricula das crianças a partir de 6 (seis) anos de idade, pois a Lei N° 11.274, na Art. 32 regulamenta que o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, opcionalmente iniciará aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
(C) a Lei N° 11.274 estabelece que o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão e os Municípios, os Estados e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para implementar a obrigatoriedade para o ensino fundamental.
(D) não há prazos definidos para a implantação do ensino fundamental no Brasil. A Lei N° 11.274 tornou-o facultativo para os Municípios.

QUESTÃO 20
De acordo com as orientações do Ministério da Educação, os argumentos a favor da ampliação do ensino fundamental de nove anos são:
(A) Aumentar o número de crianças incluídas no sistema educacional. O objetivo de um maior número de anos de ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
(B) A inclusão, mediante a antecipação do acesso, é uma medida descontextualizada nas políticas educacionais e focalizadas no Ensino Fundamental.
(C) Não havia balizas legais constituídas desde outras gestões.
(D) Trata-se apenas de transferir para as crianças de 6 (seis) anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série.

QUESTÃO 21
A concepção de educação vigente na LDB atual, considera que:
(A) A educação abrange os processos escolares que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
(B) A educação abrange os processos formativos, com exceção dos escolares, que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
(C) A educação abrange os processos formativos público-institucionais que se desenvolvem na vida escolar, na convivência familiar, no trabalho, nas instituições de pesquisa, nos movimentos sociais e nas organizações não governamentais.
(D) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

QUESTÃO 22
Constitui princípio do ensino na LDB 9394/96:
(A) Proselitismo religioso e de idéias.
(B) Universalização de concepções pedagógicas e pluralismo de idéias.
(C) Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
(D) Unificação curricular.

QUESTÃO 23
A LDB atual considera que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
(A) ensino médio, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade
própria.
(B) atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente, na rede regular de ensino.
(C) progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino fundamental.
(D) atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, na rede regular privada de ensino.

QUESTÃO 24
Constitui incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino:
(A) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
(B) Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
(C) Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos.
(D) Assegurar o ensino fundamental.

QUESTÃO 25
Sobre o ensino fundamental, a LDB normatiza que:
(A) O ensino fundamental será presencial, sendo vedado o ensino à distância.
(B) É competência exclusiva e redistributiva do estado, podendo ser ofertado em regime de colaboração com os municípios.
(C) Possui duração mínima de oito anos, sendo obrigatório e gratuito na escola pública e tem por objetivo a formação básica do cidadão.
(D) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

QUESTÃO 26
Sobre a normatização da educação especial na LDB, é correto afirmar que:
(A) O atendimento educacional ao educando será feito na sua própria residência sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
(B) A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária a partir de seis anos, final da educação infantil e início do ensino fundamental, quando a criança deve ser iniciada em seu processo de letramento.
(C) Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.
(D) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores experientes do ensino regular capacitados para a integração desses educandos em classes específicas, sem necessariamente, integrá-los às classes comuns.

QUESTÃO 27
Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam à (ao):
(A) aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.
(B) uso e manutenção de bens e serviços municipais.
(C) concessão exclusiva de bolsas de estudo a alunos regularmente matriculados em escolas públicas.
(D) remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente em detrimento aos demais profissionais da educação, considerando a necessidade de se investir na melhoria do IDEB.

QUESTÃO 28
Em relação ao financiamento da educação, a LDB normatiza que:
(A) A União aplicará, anualmente, nunca menos de vinte e cinco, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, dezoito por cento.
(B) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, os Estados vinte e o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento.
(C) A União aplicará, anualmente, nunca menos de vinte, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento.
(D) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento.

QUESTÃO 29
A LDB/9394/96 deve regular a vida das redes escolares, no que diz respeito:
(a) ao ensino livre
(b) ao ensino formal
(c) aos problemas excepcionais
(d) à vida familiar
(e) aos problemas assistenciais

QUESTÃO 30
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com normas comuns estabelecidas pelo art. 24 da LDB, dentre elas:
I- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo sobre os de eventuais provas finais.
II- Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries para alunos com atraso escolar.
III- Classificação em qualquer série ou etapa, por promoção, transferência ou independentemente
de escolarização anterior.
IV- Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
O correto está em:
A) I, II, III e IV
B) I e II, somente.
C) I, III e IV, somente.
D) IV, somente.

QUESTÃO 31
A Lei de Diretrizes e Base da Educação no Brasil (9394/96) representa um marco na construção da identidade do ensino médio. O ensino médio, segundo os termos da lei (Art. 35), tem diferentes finalidades. Entre as finalidades do ensino médio não se destaca:
a) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
b) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
c) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
d) A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
e) Consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento. Orientação exclusiva para o trabalho técnico e às práticas desportivas.

QUESTÃO 32
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (9394/ 96) assegura que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela (Art. 26). No artigo 37 também indica algumas diretrizes para o currículo no ensino médio. Para o ensino médio destaca-se como uma diretriz:
a) Facultar a inclusão de duas línguas estrangeiras, escolhida pela comunidade.
b) Currículo elaborado e executado pelos estabelecimentos de ensino, respeitando as diferentes realidades regionais independente das normativas nacionais.
c) A reverência a participação exclusiva dos pedagogos e especialistas na construção da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
d) Adotar a língua portuguesa como instrumento de comunicação entre as pessoas e de hierarquia social.
e) A educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

QUESTÃO 33
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:
I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e enriquecimento pessoal.
a) I, II e IV
b) I, II e III
c) I e II
d) I, III e IV
e) III e IV

QUESTÃO 34
A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:
a) Preparar mão-de-obra especializada para suprir as necessidades de desenvolvimento do sistema capitalista, atendendo assim as exigências da produtividade e de crescente divisão social do trabalho.
b) Preparar pessoas para que correspondam docilmente às necessidades do capital, e ocupem seus lugares na sociedade, contribuindo para a manutenção da ordem social.
c) Formar pessoas capazes de pensar criticamente, potencializando o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, emocionais, culturais e relacionais para o pleno desenvolvimento da sociedade.
d) Formar cidadãos para ocuparem lugares fixos e funcionais na estrutura hierárquica da produção e da sociedade.
e) Capacitar prioritariamente pessoas para o domínio das técnicas e tecnologia do mundo do trabalho, dotando-o de capacidade intelectual de competir com os outros.

QUESTÃO 35
Espaço da educação formal onde educandos que não puderam efetuar os estudos na idade regular serão atendidos com oportunidades educacionais apropriadas:
a)Educação especial
b)Educação profissional
c)Cursos supletivos
d)Educação à distância
e)Educação de jovens e adultos

GABARITO

1. B 2. A 3. B 4. A 5. C 6. B 7. D

8. C 9. A 10. D 11. B 12. C 13. A 14. D

15. B 16. B 17. C 18. D 19. C 20. A 21. D

22. C 23. B 24. C 25. D 26. C 27. A 28. D

29. B 30. C 31. E 32. E 33. B 34. C 35. E

6 comentários:

  1. Olá

    Obrigado por suas questões... estou estudando apra concurso e me serão muito úteis

    Abraços

    joão

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  2. Muito bom... Ajudou muito para estudos em concurso para pedagogo... Fraternal abraço

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  3. Amei! Na faculdade de pedagogia teve um simulado e 90% das questões que caíram sobre a LDB, foram as que estudei no seu blog. Muito Obrigada pela ajuda.

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  4. Amei! Na faculdade de pedagogia teve um simulado e 90% das questões que caíram sobre a LDB, foram as que estudei no seu blog. Muito Obrigada pela ajuda.

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  5. Muito obrigada professora pelo questoes. Deus lhe abencoe
    sempre.

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