Este é um espaço para discussão e informação sobre educação em suas diversas modalidades.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Redes Sociais e Educação

Autora: Amanda Tolomelli Brescia

O crescimento das Novas Tecnologias de Interação e Comunicação (NTICs) nos últimos anos é um dos motivos da Educação a Distância ter avançado tanto no Brasil e atingindo tantas localidades onde antes não era possível chegar o ensino superior e técnico.

Com este crescimento das NTICs percebe-se o aumento de espaços que promovem a interação, a interatividade e também o processo de ensino e aprendizagem na internet.

Um desses espaços que estamos começando a enxergar como espaço de ensino e aprendizagem são as redes sociais. Quem nunca ouviu falar em Orkut, Facebook, Twitter, entre outras redes?

Rede social é uma representação dos relacionamentos que temos em nosso dia a dia, porém mediado por tecnologias que podem ser um computador ou até mesmo um celular (ou você nunca viu um celular que acessa as redes sociais... não? Procure nas lojas do ramo e veja o quanto são interessantes).

Mas, você pode estar neste momento fazendo duas perguntas: Porque utilizar redes sociais se eu posso ter um contato físico em meu dia a dia com as pessoas de meu convívio social; e onde entra a educação nas redes sociais?

Respondendo à sua primeira pergunta digo que ao utilizar as Redes Sociais estamos encurtando distâncias. Eu posso ter contato físico diário com meus colegas de trabalho, meus familiares, vizinhos, colegas de sala, etc... mas e aqueles parentes e amigos que estão temporariamente ou permanentemente morando fora da mesma cidade que eu? Não podemos ter contato diariamente, não podemos encontrar para contar as novidades, não conseguimos mostrar fotografias dos lugares que estes familiares e/ou amigos estão, mas através das Redes Sociais isto é possível. É possível, por exemplo, que eu esteja no Japão (sim, lá do outro lado do mundo) e fotografe um prédio que estou visitando e envie pelo Twitter ou pelo Facebook esta foto que será vista em poucos segundos, por todos os meus amigos no resto do mundo.

Agora a segunda pergunta que é onde entra a educação nas redes sociais? Bem, podemos pensar em diversas formas, não existe certo ou errado, acredito que o que deve ser mais considerado na hora da escolha da Rede e de como utilizá-la é o perfil da turma, qual a média de idade, qual a finalidade esperada para aquela utilização, qual o nível de conhecimento da turma (e também do professor) sobre Redes Sociais, qual o nível de interação que está sendo buscada e quais informações devem ser trocadas. Muitos aspectos, não é mesmo.

Seguem exemplos das Redes Sociais mais utilizadas hoje no Brasil:

Twitter: Envio de rápidos recados, lembretes aos alunos, pois as mensagens enviadas por esta rede comportam apenas 140 caracteres.

LinkedIn: Rede Social que tem por finalidade primeira a troca de informações profissionais, exibindo o currículo cadastrado e possibilitando a formação de network (rede de contatos profissionais). Outra possibilidade desta rede é a de indicações profissionais, recomendações pelos pares, e explanação sobre os projetos desenvolvidos durante a carreira, o que pode facilitar quando empresas utilizam esta rede na busca por profissionais de uma determinada área.

Facebook: Esta é uma Rede Social mais completa e que vem ganhando maior visibilidade a cada dia. Com muita facilidade é possível compartilhar imagens, vídeos, links e comentar postagens feitas por colegas. Compõe também seu quadro de ferramentas um aplicativo de mensagens instantâneas, onde você pode ver quem está online e conversar com esta pessoa, assim como fazemos no aplicativo MSN.

Orkut: Além de algumas das funcionalidades do Facebook, possui também a possibilidade de criação de comunidades temáticas que podem ser compostas, entre outras funções, por fóruns de discussão, reunindo pessoas com objetivos comuns, que compartilham pensamentos, gostos, trocam experiências sobre um determinado tema, por exemplo: em uma comunidade de pessoas que estudam um determinado assunto, podemos trocar experiências sobre o tema, saber opiniões sobre um determinado livro, se é o melhor sobre o tema que estamos pesquisando, entre outras informações.

GoogleDocs: Esta é uma das ferramentas do grupo Google que permite que um texto, ou uma planilha ou ainda uma apresentação seja compartilhada e produzida colaborativamente pelas pessoas que fazem parte de um grupo que tem acesso à este arquivo. Esta ferramenta possibilita a construção de trabalhos em grupos mesmo à distância, encurtando o espaço que possa existir, como se todos os membros do grupo estivessem reunidos em uma mesa de trabalho.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007), Especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá pelo projeto UAB (2009) e atualmente cursando especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2010). É autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência como Orientadora Pedagógica de EaD. Atua também como tutora a distância no curso de especialização lato sensu em Produção de Material Didático para a Diversidade pela Universidade Federal de Lavras, em parceria com a UAB e co-responsável pela coordenação pedagógica do E-tec do CEFET-MG. É aluna regular do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Assista também ao vídeo produzido pela Euronews:

Nenhum comentário:

Postar um comentário