Este é um espaço para discussão e informação sobre educação em suas diversas modalidades.

sábado, 6 de agosto de 2011

História da Educação - Fim da Idade Média e o surgimento do Renascimento


Significado de alguns termos usados na apresentação
Vicissitude - Mudança das coisas que se sucedem; alternativa, alternância: a vicissitude das estações. Eventualidade, acaso, azar: as vicissitudes da fortuna.
Revés: as vicissitudes da vida. Instabilidade das coisas; volubilidade: as vicissitudes do caráter humano.

Antropocentrismo que vem do Renascimento (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções". As palavras compostas pelo antropocentrismo são ANTROPO que significa homem e CENTRISMO que significa centro. Isto é, quer dizer que o homem é o centro de todas as coisas do universo.

Hedonismo - O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.
O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário